top of page
Micélios Capa.jpg

Apresentação

O projeto “NAL JA - Nas Águas da Leitura de Jorge Amado” são obras de

intervenções artísticas em livros do autor criados na coleção de edição de capa dura de 1974. O projeto dá continuidade ao projeto de arte em livros, “Nas águas da Leitura”, que esteve em cartaz nas exposições NAL no Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF, em 2019 e em 2021/22 na casa de Cultura de Paraty, com obras de intervenções artísticas realizadas nos livros de Monteiro Lobato para crianças, em edições de 1948.

Justificativa

A exposição possibilita o encontro com a materialização da prática de leitura, que engloba a reflexão para uma posterior tomada de posição sobre a complexidade atual.

Buscar um solo propício para as produções reflexivas no momento presente em um espaço de colonização tecnológica pode possibilitar ações regenerativas da cultura.

E com as obras talvez seja possível perceber as sobreposições de conhecimentos, camadas de leituras, que tanto podem gerar uma combustão como a produção de

uma linguagem fossilizada, e como resultado

reflexivo alcançar um consumo consciente

, inclusive de conhecimentos.

Objetivos Geral:

Possibilitar a experiência de reflexão e atualização da relação com o objeto livro, ativação de memórias de leituras, textos, vivencias e entrelaçando-as com as mudanças das leituras não lineares que praticamos hoje em dia a partir das mídias.

Objetivos Específicos:

·         Reflexão sobre a crise da leitura, interpretação e compreensão nos tempos atuais

·         Reflexão sobre a literatura nacional em relação aos temas polêmicos e aos contextos de produção e

divulgação;

·         Revisão de trechos das obras escritas em 1970;

·         Ação reflexiva em prol da leitura sobre o contexto de produção da época das obras em relação ao atual;

Micélios Capa (2).jpg

Obras

As obras à partir dos livros de Jorge Amado, além de ter significado na cidade histórica - com as histórias de adaptações, filmagens, drinques e bebidas com o nome do autor, possibilitam ressignificar, reler e tecer novos significados, coletivamente na cidade de Paraty, apresentando uma diversidade epistemológica.

A leitura e o leitor são os destaques das obras e da exposição, pois expõem a reflexão dos novos mecanismos de massificação em rede e de novas publicidades e mídias que transformam em magia o que deveria ser compreendido como enigma, tendo o leitor ou a leitura presentificados nas intervenções dos livros.

NAL JA 2023

Serão três os momentos do projeto durante a semana de 18 a 23 de Abril: o primeiro, a experiência de uma orientação de leitura online, que abrirá o diálogo entre as crianças e os jovens com as obras infanto-juvenis do autor; o segundo, as conversas online com foco na regeneração, a partir dos temas dos livros; e o terceiro, a exposição com os livros de arte.

Os temas ligados aos títulos das obras são: “Espelho de aguar os olhos” - tecnologia; “Maquina do desejo” - arte; “Micélios” - ecologia e “Delírio” - saúde e medicação, trarão na

intersecção diálogo com o território de Paraty pelos livros

do autor, cujas semelhanças com a cidade patrimônio

cultural e natural mundial reconhecido pela UNESCO

serão destacadas.

Micélios Texto (2).jpg

Mediação online

Considerando o livro dentro da circularidade de produção com o leitor, e o consumo da obra ativos no campo dos bens culturais, e compreendendo a leitura como instrumento para conscientização, o programa de mediação de leitura é um espaço que possibilita interação e troca.

Conheçam!

Agenda

Acompanhem as atividades do projeto.

bottom of page